Proposta Pedagógica

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96; a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente; o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacional - PCN e Deliberação n. º 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo regem a proposta pedagógica do colégio
O Colégio Lima juntamente com o Sistema Positivo de Ensino tem como proposta pedagógica oferecer um espaço maior para o trabalho com a afetividade.
Aprender deve estar ligado ao aspecto afetivo, isto é, o aprendizado deve interferir na vida do aluno e modificar sua visão de mundo, considerando que, “se eu estou feliz ou motivado, eu aprendo, eu faço”.

Com base nesta proposta, damos prioridade:

• ao acompanhamento do aluno nos campos afetivo, cognitivo e psicomotor;
  • à importância dos horários, dos hábitos e dos costumes;
  • aos mitos do cotidiano: os avós, os pais, os professores, as datas comemorativas e os hábitos familiares, entre outros;
  • ao estabelecimento de limites e às questões disciplinares;
  • ao contato com as obras de grandes artistas brasileiros e estrangeiros.

O Maior desafio para o colégio é

acompanhar o desenvolvimento do mundo tecnológico sem esquecer que tratamos com seres humanos em formação.
O material didático foi elaborado por uma equipe de professores e pedagogos que conhecem a realidade e as necessidades dessa fase do desenvolvimento do aluno, a fim de oferecer auxílio por meio de reflexões, informações e sugestões.
O objetivo do Colégio visa propiciar a apropriação das práticas pedagógicas sempre vinculadas aos valores estéticos, políticos e éticos, priorizando a apropriação de conhecimentos e competências, por meio de estratégias que priorizem o raciocínio, organizando os conteúdos a serem ministrada de forma interdisciplinar e contextualizada. Nessa perspectiva, o material didático é voltado para a preparação do ser humano para o exercício da cidadania, base para a realização de atividades produtivas, inclusive do prosseguimento de estudos para os níveis mais elevados da educação.
Nossa proposta pedagógica é fazer do material um espaço de interação, focalizando o processo de ensino e o ser que aprende de um ponto de vista social, que considera o processo da interlocução, que destaca a importância do contexto das interações e da constituição do sujeito, que se dá à medida que ele interage.

Assim, pressupomos:

• Ser que aprende: como co-criador dos sentidos do texto (do material didático) e não como um espaço por onde o texto passa ou é depositado; os seres humanos são vistos como construtores sociais;
  • Processo de ensino e de aprendizagem: pensado como interação, situação comunicativa, que ganha mais valor à medida que transforma, em algum grau, a vida daquele que lê;
  • Material didático: concebido como um lugar de comunicação, um ambiente de diálogo entre o leitor (estudante, professor, pais...) e o autor (e outras vozes presentes no material didático); portanto, o “texto” (material didático) passa a ser considerado o próprio lugar da interação, hospedando uma gama de implícitos, dos mais variados tipos, somente detectável quando se tem, como pano de fundo, o contexto sociocognitivo dos participantes da interação.